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Outras fontes de pesquisa poderão oferecer um
melhor testemunho sobre os padrões estéticos da
Rainha.
Imagens alternativas de Cleópatra e conceitos
sobre a arte egípcia podem discordar da
associação da visão horrenda apresentada pela
moeda, relacionada com a sua suposta beleza.
Pesquisamos
informações e referências de especialistas sobre
o mito de beleza.
Localizado um resumo sobre as considerações de
N.S.Gill (2007)
Was
Cleopatra Beautiful?
de
Guy
Weill Goudchaux
por N.S.GILL
As conclusões do especialista:
1-
In
one set of coins Cleopatra and Mark Antony
look very similar
(os rostos
de Cleópatra e Marco Antonio parecem muito
similares)
2- (...) Silver or Bronze Coins...
,
they quickly lose clarity(...)
(as moedas
de prata e bronze... rapidamente perdem
definição)
3-
Cleopatra has "an enormous neck and the
features of a bird of prey."
(Cleópatra
tem a aparência de uma ave de rapina)
4-
Like her physical appearance, images of the
character of Queen Cleopatra are inconsistent
(...imagens
de Cleópatra são inconsistentes)
Goudchaux
é
especialista em História Antiga.
http://ancienthistory.about.com/library/weekly/aa090401a.htm
Cleopatra of
Egypt : From History to Myth;
Susan Walker and Peter Higgs - Princeton
University Press, 2001
Ensaio de
Cleópatra - Isnard Martins
Via computação Gráfica - Face Modeller, 2007
Leitura preliminar para compreensão da arte
egípcia
"Nunca
se deve analisar um desenho egípcio em nossos
termos de realismo visual.
Os egípcios certamente não teriam apreciado e
talvez sequer compreendido as nossas figuras em
três quartos. Elas são imagens elaboradas por
nossa cultura, das quais deciframos sem grandes
esforços todas as reduções. Estamos habituados a
essas imagens, tão habituados a ponto de
considerá-las como as melhores representações
possíveis no plano visual. No desenho egípcio
nada deve ser fugaz, tudo deve ser "achatado"
sobre um espaço estritamente organizado a partir
de duas dimensões; convém, portanto, escolher
para cada elemento o ponto de vista mais
interessante (...)
A preocupação de criar representações de
princípio, sem buscar traduzir os caracteres dos
indivíduos, incitou os egípcios a reproduzir
essas silhuetas ideais de modo
estereotipado.(...)
O famoso "perfil egípcio" é a síntese de uma
sucessão de vistas de perfil e de frente: a
cabeça de perfil,
o
olho de frente; espáduas de frente e o resto do
tronco e as pernas de perfil, as mãos voltadas
de frente. O umbigo está no limite do ventre a
fim de dar volume, mas um estudo aprofundado
demonstra que as espáduas de frente não são
nunca ligadas à cintura de perfil por um torso
em três quartos: o torso também é visto de
perfil. A síntese desses pontos de vista
adicionados é assegurada pela linha contínua que
nos dá a falsa impressão de um torso em três
quartos. Tais escolhas, ao mesmo tempo
características e elegantes, criam uma silhueta
"egípcia". Ela permaneceu imutável durante os
três mil anos da civilização faraônica."
Clivert
-
http://br.geocities.com/clivert75/egito.html
1- Numismática
Pesquisas
sobre faces cunhadas em moedas antigas foram
realizadas, visando observar as possíveis
semelhanças existentes entre esfinges cunhadas e
outras referências históricas. Abaixo, moedas
antigas cunhadas, respectivamente, com as faces
de Ptolomeu I e Cleópatra
(http://www.snible.org/coins/hn/egypt.html,
2007 ).
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Ptolomeu ( 367 A.C.) |
Cleópatra 31 A.C. a 9 A.C. |
A seqüência cronológica de
cunhagem das moedas e sua origem.
Inicialmente, pesquisamos algumas moedas do
antigo Egito, onde identificamos imagens de
Cleópatra e Ptolomeu I (abaixo).
Ptolomeu I Sóter (367 a.C.–283 a.C., em
Grego:Πτολεμαίος Σωτήρ) foi um general
Macedônio que se tornou governante do Egito de
323 a.C. a 283 a.C., fundando a Dinastia
Ptolemaica (Wikipédia, 2007).
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu_I_S%C3%B3ter_I,
2007 )
O perfil retilíneo do nariz deve-se ao fato de
Cleópatra ser, na realidade, de origem grega,
não egípcia. (http://www.deborahdancer.com/cleo.htm
, 2007). Eventuais
semelhanças encontradas na cunhagem de moedas na
dinastia Ptolemáica, possivelmente, devido
influência do patriarca e fundador, Ptolomeu I.
Dona Maria de Portugal
Como referência para o estudo, analisamos a
imagem de uma moeda cunhada com a esfinge de
Dna. Maria , "a Louca", uma mulher considerada
bonita, segundo os relatos históricos
(
http://www.bairrodocatete.com.br/donamariai1.html
, 2007 ).
"Dona Maria I (a louca), filha de Dom José I de
Bragança e Dona Maria Ana Vitória de Bourbon,
usou o título de Princesa da Beira até se tornar
rainha. Proclamada rainha de Portugal como Dona
Maria I em 13 de maio de 1777; era uma
criança precoce e muito
bonita. Aos 4 anos lia português e
castelhano (espanhol) e aos 5 anos aprendia
latim"
Observa-se imprecisão entre traços faciais da
Rainha extraídos de telas e da sua imagem
cunhada, com visível perda dos seus suaves e
agradáveis traços.
As técnicas e recursos de metalurgia existentes
para finalização dos trabalhos nos períodos
considerados são elementos importantes para
fidelidade do modelo. Por outro lado, em
qualquer período, a qualidade do trabalho de
cunhagem depende do artista, supondo sempre
experiente, mormente, tratando-se da estampa em
homenagem à importantes personalidades
históricas e governantes ilustres.
Napoleão e Luiz XIV
Surpreendentemente, moedas francesas
apresentaram semelhanças notáveis em suas
cunhagens. Abaixo, comparações entre esfinges de
moedas européias, exibindo imagens de
personagens e respectivas faces extraídas de
telas famosas.
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Napoleão
- ótima semelhança entre a esfinge cunhada
na moeda e sua pintura |
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Luiz XIV
- traços fieis à fisionomia do "Rei Sol",
eternizado na pintura de Rigaud |
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIV_de_Fran%C3%A7a |
Alexandre
Confirmando a tendência de moedas antigas, a
cunhagem de Alexandre não revelou nesta
amostragem a sua melhor identificação. O dorso
adunco do nariz, segundo a escultura, tem a sua
base horizontal; segundo a moeda, a base é
exageradamente abaixada ( nariz de papagaio ). A
boca, segundo a escultura, apresenta a linha
arcada e deslocada para baixo; segundo a moeda,
a linha labial desloca-se exageradamente para
cima.
A moeda apresenta a espessura dos lábios fina,
segundo a escultura, os lábios são médios.
Fonte:
Galante
Filho,
Helvétio ; Figini, Adriano da Luz ; Borges dos
Reis, Albani ; Jobim, Luiz Fernando; Silva,
Moacyr ; Tratado De Perícias Criminalísticas -
Identificação Humana, de Editora Sagra Luzzato,
Porto Alegre, 1999
Cleópatra e Marco Antonio
Distorções faciais, voluntárias ou não, foram
inseridas na cunhagem das imagem da Rainha e
Marco Antonio.
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Alternativa 1
com a boca
originalmente aberta
e fechada graficamente,
A linha da boca difere
da sua imagem à direita
O queixo é semelhante.
O desenho do nariz é
divergente.
Alternativa 2
Recuperação
dos traços faciais na moeda,
considerando a boca
originalmente fechada
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As duas
faces da moeda |
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A polêmica cabeça.
Foi necessário uma filtragem dos resíduos
no contorno e no interior da imagem para
reconstrução dos detalhes originais
afetados pelo tempo.
Estes resíduos e manchas inserem
alterações no desenho e adulteram os seus
traços originais. |
http://www.deborahdancer.com/cleo.htm
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Marco
Antonio, após a filtragem dos resíduos.
Aparenta um ogro (*).
A estampa do romano mais
parece um rascunho.
O nariz é uma caricatura
O olho está deslocado para cima
A testa é pontiaguda
Formato da cabeça tem imperfeições para
ser considerada realista.
O Ogro é uma
criatura fantástica meio humana, meio
monstruosa, de proporções avantajadas em
relação a um ser humano normal
(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ogro ) |
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- O olho
é desproporcional
- A cavidade nasal é
desproporcionalmente grande
- O biótipo não parece pertencer a uma
mulher jovem
- Carece de realismo para autenticidade
de uma face
- É uma estranha coincidência Marco
Antonio e
Cleópatra cunhados na mesma moeda e apresentando,
ambos, fisionomias horrendas.
- Problemas conceituais aparentes,
com a arte e/ou
com o artista.
- De fato, foi desenvolvido um estudo
para conclusões
sobre a estética de ambos?
- Caso positivo, onde se encontra esta
publicação?
- Ou trata-se de mero exercício
superficial de aparência,
com base na simples visão oferecida pela moeda?
Neste caso, não poderia ou deveria ser considerado
um "estudo", conforme divulgado.
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Discordamos dos resultados
e conclusões sobre semelhanças e
identidades extraídas destas moedas de 32
A.C, cercadas de tantas condições
inadequadas para desenvolvimento de uma
perícia facial mais precisa. É importante
considerar que os antigos egípcios
dominavam com muita exatidão as ciências e
a matemática.
Estas imagens cunhadas aproximam-se mais
da representação de entidades através da
arte dominante que, propriamente, para
identificação fiel de seus homenageados.
Cumpre lembrar que estamos todo o tempo,
trabalhando sobre fotos de baixa definição
de moedas antigas desgastadas, com perda
de detalhes preciosos e carregadas
de resíduos que introduzem ruídos sobre o
desenho original. |
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As distorções tornam pouco provável que a imagem
na moeda possa ser considerada uma testemunha
fiel do rosto de uma rainha. Até hoje só
uma imagem de Cleópatra do período em que ela
viveu é considerada autêntica: um busto seu
encontrado no Vaticano, que também pode ser
visto agora no Museu Britânico.
ttp://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=300
2- Estética e Beleza
Alguns estudos revelam também diferenças
acentuadas entre percepções de beleza nas visões
frontal e lateral.
Certas artistas e modelos simplesmente evitam
fotos de perfil, alegando perda de percepção de
seus atributos.
"Há pessoas que, definitivamente, não apreciam
ser fotografadas de perfil. Muitas vezes, elas
até consideram sua face equilibrada quando vista
de frente, mas se for preciso virar um pouquinho
o rosto...
Faces que ostentam nariz e
queixo pronunciados ou retraídos são
consideradas pouco atraentes e prejudicam a
auto-estima da paciente, mesmo que ela não
consiga ver-se de lado com muita freqüência no
espelho"
Egle
Leonardi;
http://plasticaebeleza.terra.com.br/arquivo/plastica/plastica_perfil.htm
, 2007.
"
A
identificação da beleza está relacionada a uma
sensação de prazer diante da visualização de um
objeto, um som, uma pessoa. Por ser uma sensação
prazerosa, o conceito de beleza é próprio de
cada indivíduo, sendo estabelecido a partir de
valores individuais relacionados ao gênero,
raça, educação e experiências pessoais"
Sílvia Augusta Braga Reis, Jorge
Abrão; Leopoldino Capelozza Filho; Cristiane
Aparecida de Assis Claro;
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192006000500017&lng=en&nrm=iso&tlng=en
, 2007
Selecionamos o rosto conhecido
da bela atriz Julliane Moore, para um simples
teste de comparação "frontal-lateral", apesar de
toda subjetividade inerente ao conceito de
beleza.
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Diferenças na percepção das visões frontal
e lateral da bela atriz Julliane Moore
http://www.filmfestivaltoday.com/uploadedimages/julianne_moore.jpg |
Outra pesquisa concentrou-se
no busto de Ptolomeu XII, pai de Cleópatra.
Nesta escultura é possível observar traços
faciais mais suaves no Faraó, apesar do ângulo
pouco favorável da foto. A imagem estampada na
moeda abaixo, oferece uma visão mais nítida, com
ênfase no nariz e queixo, que se apresentam
menos pronunciados, em comparação com
outras observadas no início deste estudo.
Na primeira moeda, uma
inclinação no ângulo de captura da foto resultou
em perda das proporções originais da imagem. A
foto revela parcialmente a camada entre as
faces, resultante da posição obliqua da moeda. O
ponto de inclinação encontra-se na região
noroeste da moeda (indicada pela seta superior),
que foi comparada com a foto do meio, contendo
relevos completos e legíveis, e cuja foto foi
tomada na horizontal.
A imagem observada na terceira
moeda caracteriza-se pela suavidade nos traços
faciais, desprovida de beleza, porém reduzindo o
efeito "bruxa" exibido na visão original. O
ângulo da linha labial, a posição dos olhos e
nariz menos acentuado, tornam o conjunto facial
desta terceira moeda mais harmonioso, cuja visão
assemelha-se menos um ser horripilante, mais
próximo talvez de uma jovem, esteticamente
normal.
3- Reconstrução
Usamos
a técnica de reconstrução facial a partir do
perfil cunhado na moeda original, que serviu de
base à discussões sobre o mito de beleza.
Utilizamos ainda elementos faciais e vestígios
encontrados em outros objetos históricos .
Inicialmente, recuperamos o molde da boca
diretamente da moeda original, mantendo a
perspectiva da imagem estudada. Posteriormente,
reconstruímos olhos e nariz, obtendo moldes
faciais similares àqueles existentes no retrato
falado, reavaliados sob a ótica dos demais
vestígios, conforme abaixo:
Posteriormente, geramos um
crânio mais próximo da imagem apresentada na
cunhagem, seguida do queixo. Aplicamos os moldes
faciais já identificadas no sistema de retrato
falado. Na etapa seguinte, geramos um possível
modelo, considerando a idade da jovem Rainha:
Cenário 1 -
Recuperação 3D, baseado na imagem bruta da
moeda, distorcida e contendo resíduos
Cenário 2 -
alternativa, com lapidação das imagens contidas
nas fontes pesquisadas
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Modelo "bruto" de Cleópatra |
Exercício considerando
cabelos curtos ou presos |
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Finalmente
a imagem de Cleópatra foi reconstruída, tão fiel
quanto possível, a partir de fontes históricas
da época. Poderemos analisar se a rainha seria
de fato tão feiosa.. A utilização de técnicas
periciais para reconstrução de um possível
cenário facial pode nos revelar uma visão mais
realista, menos superficial e menos subjetiva.
Ambas alternativas tiveram origem entretanto na
mesma fonte comum.
No segundo caso, foram aplicadas
ferramentas científicas para reconstrução facial
e reavaliados os conceitos subjetivos
de beleza, que foram simplificados, unicamente pela leitura da
imagem pouco confiável da moeda original em sua
representação caricatural da Rainha do Nilo.
As imagens 3D foram geradas a
partir do Retrato Falado de Cleópatra,
Simulações desenvolvidas através
de computação gráfica para cenários possíveis,
Face Modeller
- Singular Inversions Inc
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Modelo 2D &
Moldes Faciais
PhaseComposerPlus |
Modelo 3D & Moldes Faciais
(Face Modeller) |
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Outra
visão 3D da Rainha, comparada com uma das poucas
esculturas existentes do mito, revela semelhanças em diversos traços
faciais : nariz, queixo, testa, e parcialmente olhos
e boca. Nenhuma destas
imagens alternativas poderia ser
, entretanto, considerada tão horrenda
quanto aquela apresentada na imprecisa, antiga e desgastada
visão inicial cunhada com
seu rosto.
Fonte da escultura:
Graeco-Roman Museum, Alexandria.
http://sangha.net/messengers/cleopatra/Greek.htm |
O estudo não é conclusivo.
De acordo com as demais fontes pesquisadas, Cleópatra
não seria considerada
uma bela mulher, mas também não exageradamente
feia.
Vários
fatores na antiguidade poderiam ter contribuído para distorção
da sua imagem cunhada em 32 A.C, não descartando
os relativos conceitos sobre arte e beleza
nos tempos dos faraós.
Devido divergências
nos
traços faciais apresentados nas fontes
pesquisadas,
não há como
afirmar exatamente qual destas, melhor
representa
a personagem sobre a
qual, pouco ou quase nada se conhece fisicamente,
exceto os mitos historiados.
Questionamos
se os métodos e técnicas de cunhagem disponíveis
na
antiguidade, permitiam trabalhos com tal nível
de excelência, cujos resultados
refletissem semelhanças inquestionáveis com seus
modelos naturais,
fato este, agravado ainda pelo desgaste da
moeda, devido a circulação.
Uma visão de perfil mal definida dificulta o
mapeamento frontal da face.
Esculturas e pinturas facilitam a
transcrição de detalhes da face modelada,
não estando sujeitas
à intensa manipulação e
desgaste com o tempo, conforme estão as moedas.
Tornam-se assim, mais fiéis e confiáveis como
fontes
e eventuais testemunhas realistas da história.
Ensaio
Isnard Martins
- fevereiro
2007
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