Cleópatra, Bela ou Bruxa ? Exercício pericial de reconstrução facial -  isnard martins
Palavras chave - Reconstrução Facial, Estética, Computação Gráfica, Perícia, Retrato Falado
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Cleópatra - Dúvidas e verdades sobre o Mito de sua beleza

Referências permitidas apenas com citação da fonte e autor
Isnard Martins Fevereiro /2007


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Realizamos a reconstrução da possível face de Cleópatra, com base nos traços existentes na moeda de 32 AC, pertencente ao acervo do museu de NewCastle, UK, complementada por outras fontes e informações históricas pesquisadas em páginas da Internet, trabalhos estes devidamente referenciados, cujos autores e pesquisadores, transmitimos nossos melhores agradecimentos pelo empréstimo dos conhecimentos aqui utilizados.

 

Cai o mito da beleza de Cleópatra

A bela Cleópatra representada por Elizabeth Taylor, afinal, nunca existiu. Uma moeda com 2 mil anos revela que tanto a rainha do Egito, como o amante Marco António tinham feições bem menos nobres
  http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=22727


 
Outras fontes de pesquisa poderão oferecer um melhor testemunho sobre os padrões estéticos da Rainha. Imagens alternativas de Cleópatra e conceitos sobre a arte egípcia podem discordar da associação da visão horrenda apresentada pela moeda, relacionada com a sua suposta beleza.

Pesquisamos informações e referências de especialistas sobre o mito de beleza.
Localizado um resumo sobre as considerações de N.S.Gill (2007)

Was Cleopatra Beautiful? de Guy Weill Goudchaux
por N.S.GILL
 

As conclusões do especialista:

1-
In one set of coins Cleopatra and Mark Antony look very similar 
        (os rostos de Cleópatra e Marco Antonio parecem muito similares)

2- (...) Silver or Bronze Coins...
, they quickly lose clarity(...) 
        (as moedas de prata e bronze... rapidamente perdem definição)

3-
Cleopatra has "an enormous neck and the features of a bird of prey." 
      
 (Cleópatra tem a aparência de uma ave de rapina)

4- Like her physical appearance, images of the character of Queen Cleopatra are inconsistent 
         (...imagens de Cleópatra são inconsistentes)

 

Goudchaux é especialista em História Antiga.
http://ancienthistory.about.com/library/weekly/aa090401a.htm

 

Cleopatra of Egypt : From History to Myth;
Susan Walker and Peter Higgs - Princeton University Press, 2001
 

Ensaio de Cleópatra - Isnard Martins
Via computação Gráfica - Face Modeller, 2007


Leitura preliminar para compreensão da arte egípcia

"Nunca se deve analisar um desenho egípcio em nossos termos de realismo visual.
Os egípcios certamente não teriam apreciado e talvez sequer compreendido as nossas figuras em três quartos. Elas são imagens elaboradas por nossa cultura, das quais deciframos sem grandes esforços todas as reduções. Estamos habituados a essas imagens, tão habituados a ponto de considerá-las como as melhores representações possíveis no plano visual. No desenho egípcio nada deve ser fugaz, tudo deve ser "achatado" sobre um espaço estritamente organizado a partir de duas dimensões; convém, portanto, escolher para cada elemento o ponto de vista mais interessante  (...)

A preocupação de criar representações de princípio, sem buscar traduzir os caracteres dos indivíduos, incitou os egípcios a reproduzir essas silhuetas ideais de modo estereotipado.(...)

O famoso "perfil egípcio" é a síntese de uma sucessão de vistas de perfil e de frente: a cabeça de perfil, o olho de frente; espáduas de frente e o resto do tronco e as pernas de perfil, as mãos voltadas de frente. O umbigo está no limite do ventre a fim de dar volume, mas um estudo aprofundado demonstra que as espáduas de frente não são nunca ligadas à cintura de perfil por um torso em três quartos: o torso também é visto de perfil. A síntese desses pontos de vista adicionados é assegurada pela linha contínua que nos dá a falsa impressão de um torso em três quartos. Tais escolhas, ao mesmo tempo características e elegantes, criam uma silhueta "egípcia". Ela permaneceu imutável durante os três mil anos da civilização faraônica."
 
Clivert http://br.geocities.com/clivert75/egito.html


1- Numismática

Pesquisas sobre faces cunhadas em moedas antigas foram realizadas, visando observar as possíveis semelhanças existentes entre esfinges cunhadas e outras referências históricas. Abaixo, moedas antigas cunhadas, respectivamente, com as faces de Ptolomeu I e Cleópatra  (http://www.snible.org/coins/hn/egypt.html, 2007 ).

Ptolomeu ( 367 A.C.) Cleópatra 31 A.C. a 9 A.C.

A seqüência cronológica de cunhagem das moedas e sua origem.
 
Inicialmente, pesquisamos algumas moedas do antigo Egito, onde identificamos imagens de Cleópatra e Ptolomeu I (abaixo). Ptolomeu I Sóter (367 a.C.–283 a.C., em Grego:Πτολεμαίος Σωτήρ) foi um general Macedônio que se tornou governante do Egito de 323 a.C. a 283 a.C., fundando a Dinastia Ptolemaica (Wikipédia, 2007).
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu_I_S%C3%B3ter_I, 2007 )

O perfil retilíneo do nariz deve-se ao fato de Cleópatra ser, na realidade, de origem grega, não egípcia. (
http://www.deborahdancer.com/cleo.htm , 2007).   Eventuais semelhanças encontradas na cunhagem de moedas na dinastia Ptolemáica, possivelmente, devido influência do patriarca e fundador, Ptolomeu I.
 

Dona Maria de Portugal
Como referência para o estudo, analisamos a imagem de uma moeda cunhada com a esfinge de Dna. Maria , "a Louca", uma mulher considerada bonita, segundo os relatos históricos 
( http://www.bairrodocatete.com.br/donamariai1.html , 2007 ).

"Dona Maria I (a louca), filha de Dom José I de Bragança e Dona Maria Ana Vitória de Bourbon, usou o título de Princesa da Beira até se tornar rainha. Proclamada rainha de Portugal como Dona Maria I em 13 de maio de 1777; era uma criança precoce e muito bonita. Aos 4 anos lia português e castelhano (espanhol) e aos 5 anos aprendia latim"
 
Observa-se imprecisão entre traços faciais da Rainha extraídos de telas e da sua imagem cunhada, com visível perda dos seus suaves e agradáveis traços.

As técnicas e recursos de metalurgia existentes para finalização dos trabalhos nos períodos considerados são elementos importantes para fidelidade do modelo. Por outro lado, em qualquer período, a qualidade do trabalho de cunhagem depende do artista, supondo sempre experiente, mormente, tratando-se da estampa em homenagem à importantes personalidades históricas e governantes ilustres.

Reproduzido de  http://www.bairrodocatete.com.br/donamariai1.html

Napoleão e Luiz XIV
Surpreendentemente, moedas francesas apresentaram semelhanças notáveis em suas cunhagens. Abaixo, comparações entre esfinges de moedas européias, exibindo imagens de personagens e respectivas faces extraídas de telas famosas.

 

Napoleão - ótima semelhança entre a esfinge cunhada na moeda e sua pintura

 

Luiz XIV - traços fieis à fisionomia do "Rei Sol", eternizado na pintura de Rigaud

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIV_de_Fran%C3%A7a

Alexandre
Confirmando a tendência de moedas antigas, a cunhagem de Alexandre não revelou nesta amostragem a sua melhor identificação. O dorso adunco do nariz, segundo a escultura, tem a sua base horizontal; segundo a moeda, a base é exageradamente abaixada ( nariz de papagaio ). A boca, segundo a escultura, apresenta a linha arcada e deslocada para baixo; segundo a moeda, a linha labial desloca-se exageradamente para cima.

A moeda apresenta a espessura dos lábios fina, segundo a escultura, os lábios são médios.
Fonte: Galante Filho, Helvétio ; Figini, Adriano da Luz ; Borges dos Reis, Albani ; Jobim, Luiz Fernando; Silva, Moacyr ; Tratado De Perícias Criminalísticas - Identificação Humana, de Editora Sagra Luzzato, Porto Alegre, 1999

Alexandre - apresenta na moeda os seus traços faciais distorcidos, nariz de gancho e boca pouco fiel ao modelo esculpido

Fontes:
http://paginas.fe.up.pt/~fff/Homepage/Moe_intr.html
http://www.discoverybrasil.com/guia_grecia/grecia_expansao/grecia_alexandre_grande/index.shtml 

 

Cleópatra e Marco Antonio
Distorções faciais, voluntárias ou não, foram inseridas na cunhagem das imagem da Rainha e Marco Antonio.



Alternativa 1

com a boca
originalmente aberta
e fechada graficamente,
A linha da boca difere
 da sua imagem à direita
O queixo é semelhante.
O desenho do nariz é
 divergente.


Alternativa 2
Recuperação
dos traços faciais na moeda,
considerando a boca
originalmente fechada

As duas faces da moeda

 

 
A polêmica cabeça.

Foi necessário uma filtragem dos resíduos no contorno e no interior da imagem para reconstrução dos detalhes originais afetados pelo tempo.
Estes resíduos e manchas inserem alterações no desenho e adulteram os seus traços originais.

http://www.deborahdancer.com/cleo.htm
Marco Antonio, após a filtragem dos resíduos. Aparenta um ogro (*).

A estampa do romano mais parece um rascunho.
O nariz é uma caricatura
O olho está deslocado para cima
A testa é pontiaguda
Formato da cabeça tem imperfeições para ser considerada realista.

O Ogro é uma criatura fantástica meio humana, meio monstruosa, de proporções avantajadas em relação a um ser humano normal
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ogro )


- O olho é desproporcional
- A cavidade nasal é desproporcionalmente grande
- O biótipo não parece pertencer a uma mulher jovem
- Carece de realismo para autenticidade de uma face
 - É uma estranha coincidência Marco Antonio e
   Cleópatra cunhados na mesma moeda e apresentando,
    ambos, fisionomias horrendas.
-  Problemas conceituais aparentes, com a arte e/ou
   com o artista.
- De fato, foi desenvolvido um estudo para conclusões
   sobre a estética de ambos?
- Caso positivo, onde se encontra esta publicação?
- Ou trata-se de mero exercício superficial de aparência,
   com base na simples visão oferecida pela moeda?
    Neste caso, não poderia ou deveria ser considerado
    um "estudo", conforme divulgado.

Discordamos dos resultados e conclusões sobre semelhanças e identidades extraídas destas moedas de 32 A.C, cercadas de tantas condições inadequadas para desenvolvimento de uma perícia facial mais precisa. É importante considerar que os antigos egípcios dominavam com muita exatidão as ciências e a matemática.
Estas imagens cunhadas aproximam-se mais da representação de entidades através da arte dominante que, propriamente, para identificação fiel de seus homenageados.

Cumpre lembrar que estamos todo o tempo, trabalhando sobre fotos de baixa definição de moedas antigas desgastadas, com perda de  detalhes preciosos e carregadas de resíduos que introduzem ruídos sobre o desenho original.


As distorções tornam pouco provável que a imagem na moeda possa ser considerada uma testemunha
fiel do rosto de uma rainha.  Até hoje só uma imagem de Cleópatra do período em que ela viveu é considerada autêntica: um busto seu encontrado no Vaticano, que também pode ser visto agora no Museu Britânico.
ttp://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=300


2- Estética e Beleza

Alguns estudos revelam também diferenças acentuadas entre percepções de beleza nas visões frontal e lateral.
Certas artistas e modelos simplesmente evitam fotos de perfil, alegando perda de percepção de seus atributos. 

"Há pessoas que, definitivamente, não apreciam ser fotografadas de perfil. Muitas vezes, elas até consideram sua face equilibrada quando vista de frente, mas se for preciso virar um pouquinho o rosto...
Faces que ostentam nariz e queixo pronunciados ou retraídos são consideradas pouco atraentes e prejudicam a auto-estima da paciente, mesmo que ela não consiga ver-se de lado com muita freqüência no espelho" Egle Leonardi; http://plasticaebeleza.terra.com.br/arquivo/plastica/plastica_perfil.htm , 2007.

" A identificação da beleza está relacionada a uma sensação de prazer diante da visualização de um objeto, um som, uma pessoa. Por ser uma sensação prazerosa, o conceito de beleza é próprio de cada indivíduo, sendo estabelecido a partir de valores individuais relacionados ao gênero, raça, educação e experiências pessoais" 
Sílvia Augusta Braga Reis, Jorge Abrão; Leopoldino Capelozza Filho; Cristiane Aparecida de Assis Claro;  
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192006000500017&lng=en&nrm=iso&tlng=en , 2007

Selecionamos o rosto conhecido da bela atriz Julliane Moore, para um simples teste de comparação "frontal-lateral", apesar de toda subjetividade inerente ao conceito de beleza.

Diferenças na percepção das visões frontal e lateral da bela atriz Julliane Moore
http://www.filmfestivaltoday.com/uploadedimages/julianne_moore.jpg

Outra pesquisa concentrou-se no busto de Ptolomeu XII, pai de Cleópatra. Nesta escultura é possível observar traços faciais mais suaves no Faraó, apesar do ângulo pouco favorável da foto. A imagem estampada na moeda abaixo, oferece uma visão mais nítida, com ênfase no nariz e queixo, que se apresentam menos pronunciados, em comparação com  outras observadas no início deste estudo.

 

  

 

Moeda cunhada com a Face de Cleópatra

Imagem de Cleópatra
gerada em 3D
(Face Modeller)

Esfinge, cuja face é a imagem de Ptolomeu XII,  pai de Cleópatra, Pesquisas de Goddio (1996), Ilha de Antirhodos, Alexandria (perspectiva oblíqua)

Fontes:
 http://www.deborahdancer.com/cleo.htm (referências históricas e fotos)
http://www.rosanevolpatto.trd.br/cleopatra1.htm  (adornos aplicados à imagem 3D de Cleópatra)

Na primeira moeda, uma inclinação no ângulo de captura da foto resultou em perda das proporções originais da imagem. A foto revela parcialmente a camada entre as faces, resultante da posição obliqua da moeda. O ponto de inclinação encontra-se na região noroeste da moeda (indicada pela seta superior), que foi comparada com a foto do meio, contendo relevos completos e legíveis, e cuja foto foi tomada na horizontal.

A imagem observada na terceira moeda caracteriza-se pela suavidade nos traços faciais, desprovida de beleza, porém reduzindo o efeito "bruxa" exibido na visão original. O ângulo da linha labial, a posição dos olhos e nariz menos acentuado, tornam o conjunto facial desta terceira moeda mais harmonioso, cuja visão assemelha-se menos um ser horripilante, mais próximo talvez de uma jovem, esteticamente normal.

 

 

Moeda, fotografada com perspectiva oblíqua Moeda, fotografada com perspectiva plana, sem inclinação
http://www.deborahdancer.com/cleo.htm
sem distorções - a mais visível
 pesquisada em HistoriaNet

 


3- Reconstrução

Usamos a técnica de reconstrução facial a partir do perfil cunhado na moeda original, que serviu de base à discussões sobre o mito de beleza. Utilizamos ainda elementos faciais e vestígios encontrados em outros objetos históricos .
Inicialmente, recuperamos o molde da boca diretamente da moeda original, mantendo a perspectiva da imagem estudada. Posteriormente, reconstruímos olhos e nariz, obtendo moldes faciais similares àqueles existentes no retrato falado, reavaliados sob a ótica dos demais vestígios, conforme abaixo:

Boca reconstruída

Molde facial aplicado

Face Bruta 1 Face de Perfil 2 Molde facial aplicado Molde facial aplicado

Posteriormente, geramos um crânio mais próximo da imagem apresentada na cunhagem, seguida do queixo. Aplicamos os moldes faciais já identificadas no sistema de retrato falado. Na etapa seguinte, geramos um possível modelo, considerando a idade da jovem Rainha:

Cenário 1 - Recuperação 3D, baseado na imagem bruta da moeda, distorcida e contendo resíduos

Cenário 2 - alternativa, com lapidação das imagens contidas nas fontes pesquisadas

Modelo "bruto" de Cleópatra Exercício considerando cabelos curtos ou presos



Finalmente a imagem de Cleópatra foi reconstruída, tão fiel quanto possível, a partir de fontes históricas da época. Poderemos analisar se a rainha seria de fato tão feiosa.. A utilização de técnicas periciais para reconstrução de um possível cenário facial pode nos revelar uma visão mais realista, menos superficial e menos subjetiva. Ambas alternativas tiveram origem entretanto na mesma fonte comum.
No segundo caso, foram aplicadas ferramentas científicas para reconstrução facial e reavaliados os conceitos subjetivos de beleza, que foram simplificados, unicamente pela leitura da imagem pouco confiável da moeda original em sua representação caricatural da Rainha do Nilo.

As imagens 3D foram geradas a partir do Retrato Falado de Cleópatra, Simulações desenvolvidas através de computação gráfica para cenários possíveis, Face Modeller - Singular Inversions Inc
 
 

Modelo 2D & Moldes Faciais
PhaseComposerPlus

Modelo 3D & Moldes Faciais
(Face Modeller)

 

 

Outra visão 3D da Rainha, comparada com uma das poucas esculturas existentes do mito, revela semelhanças em diversos traços faciais : nariz, queixo, testa, e parcialmente olhos e boca. Nenhuma destas imagens alternativas poderia ser , entretanto, considerada tão horrenda quanto aquela apresentada na imprecisa, antiga e desgastada visão inicial cunhada com seu rosto.
Fonte da escultura: 
Graeco-Roman Museum, Alexandria. http://sangha.net/messengers/cleopatra/Greek.htm


 


O estudo não é conclusivo.
De acordo com as demais fontes pesquisadas, Cleópatra não seria considerada
uma bela mulher, mas também não exageradamente feia.

Vários fatores na antiguidade poderiam ter contribuído para distorção
da sua imagem cunhada em 32 A.C, não descartando
os relativos conceitos sobre arte e beleza
nos tempos dos faraós.


Devido divergências nos traços faciais apresentados nas fontes pesquisadas,
não há como afirmar exatamente qual destas, melhor representa
a personagem sobre a qual, pouco ou quase nada se conhece fisicamente,
exceto os mitos historiados.

Questionamos se os métodos e técnicas de cunhagem disponíveis na
antiguidade, permitiam trabalhos com tal nível de excelência, cujos resultados
refletissem semelhanças inquestionáveis com seus modelos naturais,
fato este, agravado ainda pelo desgaste da moeda, devido a circulação.

 Uma visão de perfil mal definida dificulta o mapeamento frontal da face.

Esculturas e pinturas facilitam a transcrição de detalhes da face modelada,
 não estando sujeitas à intensa manipulação e
desgaste com o tempo, conforme estão as moedas.
Tornam-se assim, mais fiéis e confiáveis como fontes
e eventuais testemunhas realistas da história.


Ensaio Isnard Martins - fevereiro 2007

 


Tecnologia de
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Perícia de recuperação Facial -

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