Quebrando o
segredo dos caça-níqueis on-line
Imagens originais Cassino On-line
por Isnard Martins*
Editado no Caderno de Informática -
21/10/2002 - O GLOBO por André Machado
Quem nunca teve a curiosidade de observar as entranhas mecânicas de
uma slot machine (máquinas caça-níqueis instaladas em cassinos),
desvendando a seqüência perversa do sistema de premiações que tanto
empobrece e muito raramente enriquece esperançosos e ingênuos
usuários?
Antes de mais nada, um esclarecimento: não jogo a dinheiro nem por
mero entretenimento social, mas confesso-me admirador dos simuladores,
tendo lidado com eles em diversas oportunidades profissionais e
educacionais. Casualmente, deparei-me com slot machines numa navegação
despretensiosa num banner do Yahoo. O cassino oferecia jogo em modo
entretenimento, com virtual-money , sem compromisso financeiro ou com
dinheiro real, através de cartão de crédito on-line (gostaria de ver o
tamanho das orelhas de alguém que oferece voluntariamente seu cartão
de crédito a um site destes).
Fiz o download do módulo local do cassino e interessei-me pelos três
modelos de slot disponíveis, que têm aparência realista e
funcionalidade sofisticada. Com as facilidades oferecidas para o jogo
em modo diversão “sem limites”, foi possível um estudo detalhado e
profundo do comportamento operacional dos equipamentos e do sistema de
premiação. Sob o ponto de vista do usuário, a visão oferecida é uma
slot autêntica, com presença, som, operação, funcionamento e,
principalmente, capacidade de perder ou ganhar inerentes ao perverso
sistema de apostas característico dos caça-níqueis de cassinos reais.
O ponto de partida da pesquisa foi a análise do conteúdo localizado no
diretório específico instalado pelo sistema, após o download.
Normalmente estes módulos instalados no micro do usuário — programas,
sons, imagens e recursos complementares — apresentam-se encapsulados,
empacotados em bibliotecas que tornam impermeável e invisível o acesso
a qualquer segredo do sistema. Para minha surpresa, isto não ocorreu
nesta instalação. Exceto pela funcionalidade oculta, representada pela
segunda e certamente mais complexa fase da engenharia reversa,
encontrei residente no diretório todo o conteúdo desejado para o
estudo: imagens dos equipamentos, sons incorporados às atividades,
desenhos e efeitos de sensibilidade de auto-relevo. Foi como localizar
a cópia da planta de um motor aberto, suas peças industriais, sem as
instruções para montagem.
Para consecução do “plano” de investigação seria necessária a
observação criteriosa do funcionamento regular das slots , incluindo
estudo de freqüência das premiações e detalhes de interfaceamento do
usuário com as máquinas. E um estudo criterioso das “partes móveis”,
ativação dos sons, temporalidade, seqüência das tarefas e bloqueios
mecânicos.
Os protótipos da engenharia reversa foram desenvolvidos em Visual
Basic, com resultados plenamente satisfatórios. Porém, o desafio maior
estava por vir, quando precisaria descobrir os truques gráficos dos
efeitos especiais provocados pela ilusão de rotação dos tambores de
figuras. As slots machines apresentam três ou mais tambores com
figuras que giram aleatoriamente, parando gradualmente e formando
configurações. Estas configurações podem representar ou não prêmios.
Entretanto nada se compara ao esforço para descoberta da lei de
formação dos sorteios aleatórios, particular para cada tipo de slot .
Por breves momentos senti-me desvendando os segredos da máquina de
códigos japonesa na Segunda Guerra, habilmente aberta pelos
americanos, e cuja confidência permitiu-lhes o domínio da encarniçada
guerra aero-naval no Pacífico. Para um ergonomista pesquisador, este
desafio me deixava mais feliz que cachorro com dois rabos. Foi
trabalhoso, porém os resultados foram gratificantes. Consegui a
pretendida engenharia reversa das três máquinas, com requintes de
personalização de detalhes funcionais para tornar seu uso mais
motivador.
O resultado dos aspectos chance/premiação foi previsível. A abertura
das slots revelou a seqüência das probabilidades contra e a favor do
apostador em forma de matrizes de figuras. Para aferir as chances
coloquei os protótipos simulados em “bancada” contabilizando
continuamente resultados. Diagnóstico apurado após cinco dias de
operação ininterrupta:
— As máquinas 1 e 2 oferecem um cenário altamente favorável ao usuário
se o sistema de sorteios for rigorosamente aleatório e baseado em
chances limpas. O usuário raramente perde.
— A máquina 3 (vídeo-pôquer) não oferece nenhuma chance ao usuário. É
uma “limpadora de bolsos”.
— A premiação da slot 3 oferece premiação muito abaixo da esperança
matemática (valor apostado dividido pela probabilidade de sua
ocorrência).
— Teoricamente, se o usuário jogasse continuamente o mesmo valor nas
máquinas 1 ou 2 teria ganho infinito. Isto faz crer que o sistema de
premiação das máquinas 1 e 2 é afetado por comando on-line, alterando
a aleatoriedade do sorteio, criando artificialmente as perdas.
— Comparando o comportamento on-line das máquinas 1 e 2 com os
resultados apresentados pelos protótipos off-line da engenharia
reversa é possível entender de forma bastante clara o diagnóstico
acima apresentado.
— Aparentemente, as slots usam como chamariz um atraente sistema de
premiações ao usuário que, após a armadilha do jogo simulado com moeda
virtual, encoraja-se ao jogo com moeda real bancado com cartão de
crédito. Não se trata se vai ou não perder, mas com qual velocidade e
quando irá certamente perder.
— É impossível ganhar na máquina 3. O baralho é completo (52 cartas) e
durante toda a fase de bancada, nenhum street-flash ou royal
street-flash (seqüências completas, do mesmo naipe) foi obtido. As
chances são remotas e os ganhos reduzidos não cobrem as perdas.
— Para piorar a perversidade da máquina 3, são oferecidas cinco faixas
de premiação com retorno muito baixo. O prêmio para o PAR só é cedido
para “par figurado” ou “ás”, estreitando ainda mais as chances de
ganhos do usuário.
Os modelos desenvolvidos ficaram acima do resultado esperado. O
comportamento mecânico das slots ficou equilibrado e aparentemente
ausente de erros.
Este trabalho no entanto terá um destino mais nobre que depenar
investidores iludidos com o canto da sereia das slot machines . Meus
alunos de ergonomia analisarão aspectos como usabilidade, interface e
projeto industrial dos protótipos. Um destino sóbrio para instrumentos
divertidos porém perversos.
Isnard Martins é
professor da PUC-Rio
Reproduções
O Globo
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